Encontre nesta seção livros, guias e indicações de leituras sobre meio ambiente, conservação e turismo sustentável.

Previous
Next

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: empreendedorismo e inovação para um turismo sustentável no Mato Grosso do Sul

 

Abordar uma temática especial e de grande importância revelou desafios e possibilidades. Pois, as Unidades de Conservação (UCs) representam vida, diversidade e, sobretudo, patrimônio natural. Embora a criação de UCs seja vista como um empecilho ao desenvolvimento, esses espaços possuem uma admirável beleza cênica e capacidade de prover diversos serviços ecossistêmicos essenciais ao bem-estar humano. Sendo assim, contemplar as belezas naturais refletidas em idílicas paisagens pode trazer benefícios, como o alívio do estresse, dada a satisfação de estar em conexão com a natureza.

Previous
Next

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos e a Informação Ambiental

A informação ambiental requer atenção especial, e neste sentido a Educomunicação Socioambiental se destaca como uma ferramenta importante, voltada à seleção dos mais variados assuntos relacionados a questões que perpassam pelas dimensões sociais, econômicas e ambientais.
 
Dessa forma, a produção de conteúdos educacionais voltados à difusão da informação pode representar avanços significativos nos processos de aprendizagem.
 
Neste horizonte, para a produção e a divulgação da informação ambiental, sugerimos os seguintes passos: a formação de grupos de estudos; levantamento da informação ambiental sobre o tema a ser abordado; identificação do público selecionado; preparação do conteúdo conforme o meio escolhido e a divulgação da informação ambiental.
 
Esta obra tem como objetivo contribuir para a compreensão da Educomunicação Socioambiental como ferramenta para sensibilização quanto à importância dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) e destacar os princípios para a elaboração da informação ambiental.