Unidades de Conservação: empreendedorismo e inovação para um turismo sustentável no Mato Grosso do Sul

http://doi.org/10.5281/zenodo.4750505

 

Autores: Marta Regina da Silva-Melo; Neiva Maria Robaldo Guedes; e Gleidson André Pereira de Melo.

Abordar uma temática especial e de grande importância revelou desafios e possibilidades. Pois, as Unidades de Conservação (UCs) representam vida, diversidade e, sobretudo, patrimônio natural. Embora a criação de UCs seja vista como um empecilho ao desenvolvimento, esses espaços possuem uma admirável beleza cênica e capacidade de prover diversos serviços ecossistêmicos essenciais ao bem-estar humano.Sendo assim, contemplar as belezas naturais refletidas em idílicas paisagens pode trazer benefícios, como o alívio do estresse, dada a satisfação de estar em conexão com a natureza.

 

149 Downloads

 

Diante dessa perspectiva, destacamos as diversas formas de práticas empreendedoras sustentáveis voltadas para o turismo em Unidades de Conservação de Proteção Integral do Mato Grosso do Sul na categoria Parques Estaduais. Portanto, ressaltamos que a nossa proposta poderá ser replicada nas diversas UCs brasileiras. Contempla, dentre outras temáticas: condutas compatíveis com sustentabilidade; segmentação e turismo sustentável; atividades exequíveis em UCs; requisitos para produtos ofertados; e quem pode empreender.

Convidamos você para conhecer um pouco sobre a importância e possibilidades que esses espaços podem oferecer para o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. Esta obra tem como objetivo contribuir com atores públicos e particulares, e para quem empreende ou pretende empreender em Unidades de Conservação de Proteção Integral na categoria Parques, no Mato Grosso do Sul. A outra finalidade é incentivar a prática empreendedora aplicada às UCs por meio da conservação da natureza, uso público e do turismo sustentável.

 

Referência:

SILVA-MELO, M. R.; GUEDES, N. M. R.; MELO, G. A. P. Unidades de Conservação: Empreendedorismo e Inovação para um Turismo Sustentável no Mato Grosso do Sul (livro eletrônico). 1. ed. Recife: Café com Literatura, 2021. v. 1. 72p.

 

Imagens: acervo Ecodidática

 

 

 379 views,  1 today