Por Marta Melo
A realização da pesquisa em turismo é muito importante. Pois, é com base nessa sondagem sistemática que é possível propor melhoria contínua para a tomada de decisões deste fenômeno multifacetado. As pesquisas são atividades desenvolvidas por investigadores, visando a novas descobertas que possam contribuir para a sociedade de uma forma geral. No caso do turismo, as pesquisas também oportunizam conhecer expectativas, interesses e possibilidades da demanda turística, que é cada vez mais diversificada.
No Brasil são vários pesquisadores renomados, formados em turismo, que realizam pesquisas sobre o fenômeno turismo, suas interfaces e segmentos. Dentre estes pesquisadores citam-se: Margarita Barreto, Doris Ruschmann, Luiz Gonzaga Trigo, Miguel Bahl, Marilia Ansarah, Miriam Rejowski, Maria Angela Bissoli, Alexandre Panosso Netto, Marlene Matias e Mariana Aldrigui Carvalho.
Reconhecido como um grande setor indutor do desenvolvimento socioeconômico, tanto regional como nacional, pesquisar na área do turismo é de grande relevância. Isso se reforça por meio dos livros e artigos científicos de outros pesquisadores brasileiros de áreas distintas, tais como: Mario Beni, Ada Dencker, Luzia Neide Coriolano, Rui Aurélio Badaró, Geraldo Castelli, Luiz Renato Ignarra, Américo Pellegrini, Maruska Moesch, Marta Irving, Davis Sansolo, Susana Gastal, Ivan Bursztyn, Rita de Cássia Cruz, Maria Goretti Tavares, Glauber Santos e José Newton Meneses.
Vale ressaltar que a maioria das pessoas passam a entender o turismo apenas como forma lazer, ou simplesmente para conhecer novos lugares e culturas. No entanto, o setor de turismo é muito mais amplo e abrange diversos segmentos que inclui a hospitalidade, turismo de negócios e eventos, de natureza, de saúde, científico, de aventura, religioso, cultural, gastronômico, estudantil, entre outros, com a finalidade de harmonizar uma profusão de atividades de turismo. Sendo assim, o conhecimento em turismo pode revelar muitas facetas e ir além do senso comum concernente a esse fenômeno.
Para tanto, este deve ser desenvolvido e alicerçado em um modelo sustentável, haja vista que a sustentabilidade no turismo não se configura uma forma especial de turismo. Dessa forma, tem como premissa nortear a prática de todos os segmentos nele envolvidos.
Como citar esta página:
SILVA-MELO, M. R. Pesquisa em turismo. Ecodidática, Campo Grande, 3 de março de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/pesquisa-em-turismo. Acesso em: dd. mm. aaaa.
Imagens: pixabay