Desafios do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na perspectiva dos estudantes de graduação de uma Universidade Pública Estadual Brasileira
- por Marta Melo
Autores: Djanires Lajeano Neto de Jesus, Marta Regina da Silva-Melo, Debora Fittipaldi Gonçalves
Resumo:
A pandemia da COVID-19 fez com que o processo de ensino e aprendizagem se movimentasse para práticas pedagógicas realizadas em ambientes exclusivamente digitais. Em consequência, foram aplicadas estratégias para evitar perdas mais profundas no ecossistema educacional. O estudo que deu origem ao presente texto, teve como objetivo correlacionar os principais desafios do Ensino Remoto Emergencial (ERE) de um curso de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), durante a pandemia. O percurso metodológico fundamentou-se no estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa, que possibilitou envolver distintas referências epistemológicas a partir do estado do conhecimento produzido no ensino remoto. Com base na observação participante enquanto professores universitários deste processo, percebemos a partir do universo de pesquisa, com a participação de 92 estudantes (74,19% do corpo discente), respondentes dos questionários aplicados, algumas reflexões sobre os desafios sentidos bem como projeções para as futuras ações pedagógicas necessárias. Ao considerar o período pandêmico, vale ressaltar que as diferentes estratégias formativas foram implementadas, mas nem todos os estudantes conseguiram perceber e assimilar que havia aprendizado nesse processo. Ao passo que os conteúdos eram repassados remotamente, os sujeitos envolvidos nessa dinâmica (estudantes e professores), por certo, desenvolveram algum aprendizado, em uma prática de interação reciproca entre o indivíduo que aprende e o indivíduo que ensina. Embora o ERE imposto pela pandemia tenha produzido aspectos de muitas complexidades e desafios, provocando várias perdas, é fundamental a continuidade das ações que venham convergir para o melhor aproveitamento do processo pedagógico, pois essa problemática ainda persiste.
Palavras-chave: Ecossistema Educacional. Complexidades. Tecnologias Digitais. Recursos Didáticos.
Abstract:
The COVID-19 pandemic made the teaching-learning process move towards pedagogical practices carried out in exclusively digital environments. As a result, strategies were applied to avoid deeper losses in the educational ecosystem. The present study that gave rise to this text, aims to correlate the main challenges of Emergency Remote Teaching of an undergraduate course at the State University of Mato Grosso do Sul, during the pandemic. The methodological course was based on the descriptive study of a quantitative-qualitative approach, which made it possible to involve different epistemological references from the state of knowledge produced in remote teaching. Based on participant observation as university professors of this process, we perceive from the research universe, with the participation of 92 students (74,19% of all the students), respondents of the applied questionnaires, some reflections on the challenges felt as well as projections for the necessary future pedagogical actions. When considering the pandemic period, it is worth mentioning that different training strategies were implemented, but not all students were able to perceive and assimilate that there was learning in this process. While the contents were passed on remotely, the subjects involved in this dynamic (students and teachers), certainly, developed some learning, in a practice of reciprocal interaction between the individual who learns and the individual who teaches. Although the Remote Teaching imposed by the pandemic has produced aspects of many complexities and challenges, causing several losses, it is essential to continue the actions that will converge for the best use of the pedagogical process, as this problem still persists.
Keywords: Educational Ecosystem. Complexities. Digital Technologies. Didactic resources.
Imagem destacada: Acervo Uniedusul
Referência:
NETO DE JESUS, D. L.; SILVA-MELO, M. R.; GONÇALVES, D. F. Desafios do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Perspectiva dos Estudantes de Graduação de uma Universidade Pública Estadual Brasileira. In: JORGE, W. J. Perspectivas da Educação Brasileira no século XXI. Maringá-PR: Uniedusul, 2022. Disponível em: https://www.uniedusul.com.br/publicacao/perspectivas-da-educacao-brasileira-no-seculo-xxi-2/
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |