Por Marta Melo
Na compreensão que o turismo é um fenômeno socioeconômico e cultural que oportuniza o deslocamento de pessoas por diversos motivos, o turismólogo é um profissional que estuda, analisa e implementa o turismo em diferentes dimensões.
O termo turismólogo surgiu em meados da década de 1970, com o objetivo de representar a formação acadêmica específica para atuar tanto na esfera pública quanto no setor privado em prol do desenvolvimento do turismo.
Assim como o dia do Turismo, em âmbito mundial, o dia do Turismólogo é comemorado no dia 27 de setembro. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1970.
A Lei Federal Brasileira nº 12.591, instituída em 2012, reconhece a profissão de Turismólogo e disciplina o seu exercício. Segundo o Art. 2º da referida lei, são várias atividades as quais o turismólogo pode exercer. Dentre atividades, são destacadas:
– Atuar como responsável técnico em empreendimentos que tenham o turismo e o lazer como seu objetivo social ou estatutário;
– Coordenar estudos e pesquisas que atendam ao setor turístico;
– Coordenar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico;
– Coordenar, orientar e elaborar planos e projetos de marketing turístico;
– Criar e implantar roteiros e rotas turísticas;
– Desenvolver e comercializar novos produtos turísticos;
– Diagnosticar potencialidades e limitações para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e estados da federação;
– Emitir laudos e pareceres técnicos voltados ao atendimento do turismo receptivo;
– Formular programas e projetos que viabilizem a permanência de turistas nos centros receptivos;
– Identificar, desenvolver e operacionalizar formas de divulgação dos produtos turísticos;
– Lecionar em estabelecimentos de ensino técnico ou superior;
– Organizar eventos de âmbito público e privado, em diferentes escalas e tipologias;
– Pesquisar, sistematizar, atualizar e divulgar informações sobre a demanda turística;
– Planejar e aplicar programas de qualidade dos produtos e empreendimentos turísticos;
– Planejar, organizar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas, em conjunto com outros profissionais afins;
– Planejar, organizar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; e
– Realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica.
A qualificação profissional para o turismo é indispensável, porém ainda representa um grande desafio para a operacionalização do setor turístico. Pois, apesar do reconhecimento da profissão, sabe-se que a profissão de Turismólogo ainda não é regulamentada. Entretanto, a regulamentação dessa profissão é considerada por diversos grupos como fundamental para a melhoria e qualidade do turismo, e sobretudo para o uso dos espaços turísticos com mais responsabilidade e sustentabilidade.
Há décadas, grupos e instituições reivindicam ao Poder Legislativo o estabelecimento de leis com deveres e direitos que verdadeiramente possam regular a profissão de Turismólogo; e, em vista disso, assegurar que o exercício da profissão possa ser efetuado por pessoas que possuam diplomas e registro em órgãos competentes. Nesse sentido, Eduardo Yázigi destaca que turismólogos deveriam ser os autênticos operacionalizadores do turismo, preocupados com a qualidade geral da cidade que deve dar suporte à operacionalização no interesse da economia e do prestígio do lugar.
Yázigi também sinaliza que o turismólogo não deve se limitar unicamente a lugares turísticos e que o seu campo de atuação compreende também o planejamento territorial urbano. No tocante, o autor ainda menciona que muitos criarão obstáculos ao turismólogo, a isso inclui sua atuação como um profissional especializado em diferentes campos. No contexto, o que se percebe até os dias vigentes são avanços e retrocessos concernente à valorização do profissional do turismo.
Mediante a expansão do turismo, o ideal seria que os turismólogos chegassem a posições de destaque e ocupassem cargos mais elevados nas organizações às quais pertencem e em instituições que diretamente e/ou indiretamente façam parte do setor de turismo.
Ao considerar que o Brasil é um país com vasta dimensão continental e de grande diversidade em termos de paisagens naturais, história, cultura e gastronomia, tem no turismo uma atividade econômica importante, e em vista disso requer profissionais capacitados com nível elevado e de visão estratégica para atuar no planejamento e operacionalizar as atividades no desenvolvimento das regiões turísticas de maneira adequada. Só assim o fazer turístico será capaz de contribuir com a valorização do potencial turístico de nosso país, das comunidades receptoras, e que a distribuição dos benefícios advindos do turismo seja compartilhada pelos atores sociais onde a atividade é exercida.
Referência:
BRASIL. Reconhece a profissão de Turismólogo e disciplina o seu exercício. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2023.
MARCHESAN, P. Quem é Turismólogo? Sobre a profissão Turismo. Disponível em: http://turismologia.com.br. Acesso em: 10 fev. 2023.
YÁZIGI, E. Por um novo horizonte profissional do turismólogo. Rosa dos Ventos, v. 3, n. 3, p. 424-432, 2011.
Como citar esta página:
SILVA-MELO, M. R. Turismólogo: campo de atuação e seu papel. Ecodidática, Campo Grande, 10 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/turismologo-camp…acao-e-seu-papel. Acesso em: dd. mm. aaaa.
Imagem destacada: Pixabay.