Pular para o conteúdo

Ecodidática

Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Por Marta Melo 

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conhecidos como Objetivos Globais, estão sistematizados em 17 Objetivos, com 169 metas e 300 indicadores a serem alcançados até 2030, por intermédio de uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, instituições educacionais, mídia e nações.

 

Imagem: odsbrasil.gov.br

 

Alicerçado na ideia de um desenvolvimento com foco na sustentabilidade, os ODS atuam com o espírito de parceria e positivismo para que as ações sejam assertivas na melhoria da qualidade de vida de todos, visto que a premissa que rege a sustentabilidade visa atender às necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

 

No contexto, devemos considerar as dimensões que compreendem os ODS e com isso efetivar uma integração legítima para a sustentabilidade. Nessa perspectiva, conheça determinados critérios vinculados a essas dimensões:

 

  • Social: relacionado à saúde, educação, trabalho decente, justiça e melhoria da qualidade de vida.
  • Ambiental: trata da conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos, até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
  • Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, produção de resíduos, consumo e uso eficiente de energia, redução das perdas de alimentos, entre outros.
  • Institucional: refere-se à capacidade das instituições de pôr em prática os ODS.

 

O turismo é um fenômeno social que gera complexas inter-relações e, indiscutivelmente, quando bem planejado, contribui para o desenvolvimento de territórios. No entanto, em sua execução é necessário aplicar estratégias a fim de contemplar não só às expectativas econômicas, mas também os valores sociais, culturais e ambientais.

 

O turismo é reconhecido pela Organização Mundial do Turismo como uma área de enorme potencial capaz de contribuir, direta ou indiretamente, para todos os Objetivos (OMT, 2019). Dessa forma, com base nas propostas da OMT, seguem alguns indicativos de como o turismo pode contribuir para o alcance dos ODS:

 

ODS 1: Erradicar a Pobreza

  • O turismo pode ser vinculado aos objetivos nacionais de redução da pobreza com o incentivo ao empreendedorismo, pequenos negócios e ao empoderamento de grupos menos favorecidos, particularmente jovens e mulheres.

ODS 2: Erradicar a Fome

  • O turismo pode impulsionar a produtividade agrícola e a produção, uso e venda de produtos locais nos destinos turísticos e sua ampla integração na cadeia de valor do turismo.

ODS 3: Saúde de Qualidade

  • A contribuição do turismo pode ter um efeito indireto sobre a saúde e o bem-estar, visto que a geração de divisas e a receita tributária advindas do turismo podem ser reinvestidas nos serviços e cuidados de saúde, e em consequência a qualidade de vida.
  • Também, ao incentivar o uso das áreas verdes e práticas restauradoras em contato com a natureza, como caminhadas ao ar livre, a observação de aves e contemplação ambiental.

ODS 4: Educação de Qualidade

  • O turismo pode fornecer incentivos para investir em educação e formação profissional e apoiar a mobilidade de mão de obra por meio de acordos transnacionais sobre qualificações, padrões e certificações. Além disso, viabilizar a inclusão, o intercâmbio global e ações de cidadania.

ODS 5: Igualdade de Gênero

  • O turismo pode empoderar as mulheres de várias maneiras, particularmente por meio da provisão de empregos, geração de renda em pequenas e grandes empresas turísticas e de hospitalidade.

ODS 6: Água Potável e Saneamento

  • O turismo pode desempenhar um papel fundamental no uso eficiente da água no setor de turismo, em conjunto com medidas de segurança, gerenciamento de águas residuais, controle de poluição e eficiência tecnológica, pode ser a chave para a salvaguarda de nosso recurso mais precioso.

ODS 7: Energias Renováveis e Acessíveis

  • O turismo pode promover investimentos sólidos e de longo prazo em fontes de energia sustentáveis, e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mitigar as mudanças climáticas e contribuir para soluções inovadoras em áreas urbanas, regionais e remotas.

ODS 8: Trabalho Digno e Crescimento Econômico

  • O turismo é uma das forças motrizes da economia, e ao propiciar oportunidades de trabalho decente – especialmente jovens e mulheres – pode se beneficiar do aumento de habilidades e do desenvolvimento profissional e implementar políticas para promover o turismo sustentável que crie empregos, valorize a cultura e os produtos locais.

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura

  • O setor do turismo pode incentivar os gestores públicos a melhorar a infraestrutura e modernizar as indústrias, tornando-as mais sustentáveis, eficientes em termos de recursos, como forma de atrair turistas e outras fontes de investimento estrangeiro.

ODS 10: Reduzir as Desigualdades

  • O turismo pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da comunidade e redução das desigualdades quando envolve a população local e todas as partes interessadas em seu desenvolvimento.

ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

  • O turismo tem o potencial de contribuir para avanços na infraestrutura urbana e acessibilidade universal, promover regeneração de áreas degradadas e conservar o patrimônio cultural e natural, ativos dos quais depende o turismo. Ações que resultam em cidades mais inteligentes e verdes, das quais não apenas moradores, mas também os turistas, possam se beneficiar.

ODS 12: Produção e Consumo Sustentáveis

  • Ao adotar práticas de produção e consumo sustentáveis, o turismo pode ter um papel significativo no aceleramento do movimento global em direção à sustentabilidade.

ODS 13: Ação Climática

  • O turismo provoca mudanças climáticas e é afetado por elas. Portanto, deve ser de interesse do próprio setor ter papel de liderança na resposta global às mudanças climáticas. Diminuindo o consumo de energia e migrando para fontes de energia renovável, especialmente nos setores de transporte e hospedagem, e ajudar a enfrentar um dos desafios mais urgentes do nosso tempo.

ODS 14: Proteger a Vida Marinha

  • O desenvolvimento do turismo deve fazer parte da gestão integrada da zona costeira para ajudar a conservar os ecossistemas marinhos frágeis. Particularmente para os pequenos territórios insulares em desenvolvimento que dependem da saúde dos ecossistemas marinhos.

ODS 15: Proteger a Vida Terrestre

  • Belas paisagens, rica biodiversidade e sítios naturais do patrimônio são comumente as razões principais pelas quais os turistas visitam um destino. O turismo sustentável pode ter um papel fundamental, não apenas na conservação da biodiversidade, mas também no respeito aos ecossistemas terrestres e pelas ações de sensibilização e de educação ambiental.

ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

  • O turismo oportuniza bilhões de encontros entre pessoas de diversas origens culturais, e diante disso, pode promover tolerância e compreensão multicultural e inter-religiosa, estabelecendo as bases para sociedades mais pacíficas.

ODS 17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos

  • Ao considerar que a cooperação e as parcerias são necessárias e fundamentais para o desenvolvimento do turismo, esse fenômeno tem a capacidade de fortalecer as parcerias público-privadas e envolver várias partes interessadas – internacionais, nacionais, regionais e locais – a trabalharem em conjunto para alcançar os ODS e outros objetivos comuns.

 

Vale ressaltar que ações bem-sucedidas no turismo em prol dos ODS se fortalecem quando a sustentabilidade é posta em prática continuamente em todos os tipos de turismo e em quaisquer destinos.

 

Imagem: acervo Ecodidática (Serra do Amolar, Corumbá, MS)

 

Para que o potencial do turismo favoreça o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável, é imprescindível implementar ferramentas que auxiliem no monitoramento dos diversos impactos do turismo, e com isso favoreça a sustentabilidade dos espaços, fomente novos empreendimentos e aquisição de produtos locais; geração de emprego e trabalho digno, distribuição de renda; e sobretudo, incentive a educação, valorização da cultura local e torne o turismo acessível para todos.

 

Referência:

ONU. Organização das Nações Unidas. Momento de ação global para as pessoas e o planeta – 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/#.

 

 

Como citar esta página:

SILVA-MELO, M. R. Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ecodidática, Campo Grande, 25 de agosto de 2021. Disponível em:  https://ecodidatica.com.br/turismo-e-os-obj…-sustentavel-ods/ ‎Acesso em: dd. mm. aaaa.

Loading

error: Conteúdo protegido com direitos autorais