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Ecodidática

O papel da percepção e educação ambiental em atividades no turismo

Por Marta Melo 

A percepção e a educação ambiental são importantes instrumentos que auxiliam as pessoas a obterem uma melhor compreensão do ambiente ao seu redor. Possibilita ainda aprendizado e cuidado com o lugar.

A aplicação da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as interações que acontecem entre os indivíduos e o lugar, seus anseios, expectativas, insatisfações, julgamentos e condutas.

 

Imagem: acervo Ecodidática

 

Para Tuan (2012), a percepção de um indivíduo em relação a um determinado local, principalmente o local onde vive, é condicionada por elementos do ambiente social e do ambiente físico, sendo também fortemente influenciada pelas experiências anteriores que cada indivíduo traz consigo. Dentre esses elementos, citam-se:

  • O tempo em que se vive no lugar;
  • A experiência individual no território comum;
  • As relações socioeconômicas que ocorrem nesse lugar;
  • As características das paisagens naturais ou/e construídas desse lugar;
  • Sentimentos e valores atribuídos ao ambiente natural ou construído;
  • Atuação dos sentidos (visão, olfato, audição, tato) na percepção do lugar;
  • Sensação de pertencimento e o amor pelo lugar; e
  • A relação entre paisagem, memória e cultura.

 

Imagem: acervo Ecodidática

 

A Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, declara que:

Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

 

A percepção e a educação ambiental são importantes para a conservação, visto que:

  • Despontam como instrumentos na defesa do meio ambiente e reconectam as pessoas à natureza;
  • Incita uma maior responsabilidade dos indivíduos em relação ao ambiente;
  • Incentiva a valorização do patrimônio natural e cultural; e
  • Desperta o respeito a outras formas de vida.

 

Imagem: acervo Ecodidática

 

Referente às atividades no turismo, a educação e percepção ambiental contribuem com melhores práticas no turismo por meio de estratégias e ações voltadas para o envolvimento das pessoas sobre o cuidado com a conservação do meio, além de favorecerem a transformação social, de forma a influenciar com efeitos positivos para a sensibilização e busca de soluções às diversas questões ambientais decorrentes das práticas turísticas.

Nessa perspectiva é posto em evidência o que foi mencionado por Tuan (2012), ao alegar que, quando uma sociedade alcança certo nível de desenvolvimento e complexidade, as pessoas começam a observar, apreciar e valorizar a relativa simplicidade da natureza.

Ao considerar que a atividade turística gera interações e influências recíprocas entre as pessoas e o meio ambiente, é possível reiterar que o papel do turismo se efetiva em ações sustentáveis que envolvem percepção e educação ambiental capazes de aproximar o ser humano com a sua natureza interna, a fim de que reencontre suas conexões com o meio ambiente do qual ele é parte.

 

Referência:

BRASIL. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. República Federativa do Brasil, Diário Oficial Imprensa Nacional. Brasília – DF, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 2012.

 

Como citar esta página:

SILVA-MELO, M. R. Ecodidática, Campo Grande, 05 de setembro de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/o-papel-da-percepcao-e-educacao-ambiental-em-atividades-no-turismo. Acesso em: dd. mm. aaaa.

 

Imagem destacada: RPPN Vale do Bugio, Corguinho, MS (acervo Ecodidática)

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