O artigo “Destino Turístico Inteligente: diferencial competitivo para Campo Grande, Mato Grosso do Sul” foi publicado na Revista GeoFronter
Autores: Raquel Belmira Silva Cezário e Marta Regina da Silva-Melo.
Resumo:
A fim de desenvolver e fomentar o turismo com soluções tecnológicas, sustentáveis e inovadoras, foi criado o projeto DTI Brasil. O projeto consiste na escolha de dez cidades-piloto para a transformação em Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs); entre elas está Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. O presente artigo tem como objetivo investigar o processo de preparação para que Campo Grande se torne um Destino Turístico Inteligente e se isso possibilita um diferencial competitivo para o município. O estudo apresentou, no que se refere aos procedimentos metodológicos, caráter exploratório-explicativo com abordagem quali-quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário direcionado aos principais gestores turísticos de empresas públicas, privadas, bem como do terceiro setor do município. As questões foram elaboradas com base em respostas adequadas à escala de Likert, com a finalidade de conhecer as opiniões dos gestores em relação à implantação de ações no processo de transformação para DTI. Os resultados apontaram que o município está em processo de desenvolvimento no que se refere à aplicação das metodologias do projeto. Observou-se que é necessária uma maior flexibilidade no seguimento do plano metodológico, tendo em vista que cada município possui suas especificidades e diferentes tipos de segmentos turísticos, assim como diferentes problemas a serem corrigidos e adaptados no processo de transformação para DTI.
Palavras-chave:
Destinos Turísticos Inteligentes; Inovação; Desenvolvimento Sustentável; Turismo.
Abstract:
To develop and promote tourism with technological, sustainable, and innovative solutions, the DTI Brazil project was created. The project consists of choosing ten pilot cities for transformation into Intelligent Tourist Destinations (ITDs), including Campo Grande, the capital of the state of Mato Grosso do Sul. This article aims to investigate the process of preparing Campo Grande to become a Smart Tourism Destination and whether this provides a competitive edge for the municipality. In terms of methodological procedures, the study was exploratory-explanatory with a qualitative-quantitative approach. The data collection was carried out through a questionnaire directed at the main tourism managers of public and private companies, as well as those from the third sector of the municipality. The questions were formulated based on suitable responses to the Likert scale to understand the managers’ opinions regarding the implementation of actions in the ITD transformation process. The results showed that the municipality is in the process of developing its application of the project’s methodologies. It was noted that greater flexibility is needed in following the methodological plan, considering that each municipality has its own specificities and different types of tourism segments, as well as different problems to be corrected and adapted in the process of transformation to ITD.
Keywords: Smart Tourist Destinations; Innovation; Sustainable Development; Tourism.
O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes originou-se das Cidades Inteligentes, mais conhecidas como Smart Cities, que surgiram inicialmente na Espanha. O Brasil é o único país em que o projeto de implantação de DTI desenvolve os seguintes pilares: segurança, mobilidade e transporte, promoção e marketing, e criatividade. Nesse sentido, no Brasil, são aplicados nove eixos norteadores para uma cidade se transformar em um DTI. Desse modo, este estudo tem como objetivo analisar as etapas do processo para Campo Grande se tornar um Destino Turístico Inteligente.
Referência:
CEZÁRIO, R. B. S.; SILVA-MELO, M. R. Destino Turístico Inteligente: diferencial competitivo para Campo Grande, Mato Grosso do Sul. GEOFRONTER, v. 9, p. 1-21, 2023.
Imagem destacada: (Fonte: acervo Ecodidática | conexões por rawpix)