Pular para o conteúdo

Ecodidática

Considerações sobre Meio Ambiente

Imagem: acervo ecodidática

Quando nos referimos ao meio ambiente, não devemos limitar o sentido apenas  às áreas verdes que representam as florestas, parques públicos com áreas de lazer ao ar livre, ou simplesmente a tudo aquilo que não pertence ao meio urbano e nossos lares.

O meio ambiente é muito mais amplo. Sua composição é representada por um conjunto de fatores biológicos, físicos e químicos, que permite interações em suas mais diversas formas de vida. As interações resultam de inúmeros aspectos do meio natural, espaço urbano e ações antrópicas efetuadas.

A Constituição Federal em seu Art. 225 determina que: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e conservá-lo para as presentes e futuras gerações.

O meio é o ambiente, o ambiente é o meio, nós estamos nele e ele está em nós. Pois segundo a teoria da Biofilia de Edward Wilson e Sthephen Kellert, temos uma inclinação inata com os processos naturais. Face a isso, é vital considerar que cuidar do meio é responsabilidade de todos.

Imagem: acervo ecodidática

Desse modo, além de refletir sobre o cuidado com a fauna e flora, devemos considerar as nossas ações nos espaços urbanos, quando viajamos para conhecer outros locais, outras culturas, como descartamos o lixo que produzimos, nossa conduta em relação ao consumo, como nos comportamos com relação aos outros humanos, sobretudo no senso de coletividade. As nossas intervenções tem provocado inúmeros danos ao meio.

Nosso papel de cidadão é ser ético na construção de um planeta sustentável, e por essa e outras razões devemos nos inter-relacionar com ações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. Pois, para Frijot Capra, as interações desenvolvidas na teia da vida, o que fizermos a teia, estaremos fazendo a nós mesmos.

Assim, é fundamental buscar empreender ações que considerem os princípios ecológicos de interdependência, que podem ser exercidos por meio da ética, da educação e da política, respeitando a vida em todas as suas formas e diversidades.

Como citar esta página:

SILVA-MELO, M. R. Ecodidática, Campo Grande, 5 de junho de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/consideracoes-sobre-meio-ambiente. Acesso em: dd. mm. aaaa.

error: Conteúdo protegido com direitos autorais