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Ecodidática

Cadeia Produtiva do Turismo

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Por Marta Melo

 

O turismo é um campo que se expande em diversas inter-relações. Reconhecido como um grande setor de atividades produtivas que exerce influência sobre os outros setores da economia (BENI, 2019). É um setor pujante, ancorado em uma cadeia de valor extensa e transversal a outras esferas econômicas, dentre as quais: o setor de transporte, hospedagem, alimentos e bebidas, negócios, eventos, serviço de apoio turístico, atrativos e inúmeras formas de lazer e atividades de recreação.

 

Imagem: pixabay

 

O setor de serviços é conceituado pela Organização Mundial do Turismo como um dos três líderes mundiais em produtividade, em função da oferta de emprego e geração de renda.  A cadeia produtiva, conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Microempresas e Pequenas Empresas (Sebrae), é um conjunto de atividades que se articulam em um sistema que vai desde a elaboração de um produto até o seu consumo final.

No caso do turismo, a cadeia produtiva atua amplamente com serviços integrados. Ela é conceituada por Cooper (2011) como um conjunto de bens e serviços tangíveis e intangíveis, formatados em produtos de maneira que possam satisfazer às percepções, expectativas e proporcionar impressões singulares aos diversos usuários. Essa cadeia produtiva apresenta uma enorme importância na integração dos agentes (econômicos, sociais e políticos) para o desenvolvimento das regiões. Conforme a Proposta do Plano Nacional do Turismo (2013-2016), seu fortalecimento deve ocorrer por meio de ações de promoção e comercialização e apoio a projetos para o desenvolvimento de atividades turísticas que possam integrar metodologias inovadoras e incentivo à formação de redes que garantam a sustentabilidade das iniciativas locais.

 

Imagem: pixabay

 

No contexto, o efeito multiplicador da atividade turística pode representar uma alternativa para dinamizar a economia em diferentes configurações, especialmente pelos aspectos que a atividade traz em si, nas quais perpassam pelo processo habitual da produção e da circulação de produtos.

O mapa do turismo no Brasil contempla uma grande quantidade de Regiões Turísticas distribuídas em todo o território nacional. A beleza e a abundância de recursos naturais, disponíveis na grande maioria dos municípios brasileiros, constituem-se no seu principal patrimônio para o desenvolvimento da atividade turística, bem como a diversidade cultural e histórica de cada região.

Embora o mercado turístico se caracterize como um complexo resultado de relações entre diferentes fatores, este deve ser considerado conjuntamente como um sistema que evolui de forma dinâmica e global, e por isso é necessário levar em conta as necessidades das partes interessadas, e, dessa forma, o desempenho do setor pode ocorrer com maior efetividade. Pois, conforme Fernandes e Coelho (2002), os resultados positivos e/ou negativos dos impactos econômicos do turismo sobre uma região dependerão do grau de desenvolvimento das atividades. Logo, esse desenvolvimento deve ser executado em aspectos sustentáveis e fomentar melhorias na economia local, não descuidando do planejamento e uso dos recursos ambientais, culturais e sociais dos territórios receptores.

Diante da importância da cadeia produtiva do turismo e suas múltiplas características, é oportuno priorizar a ética e a cooperação para que não haja um esvaziamento da ideia do desenvolvimento sustentável que tem como narrativa principal atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer as necessidades futuras da humanidade.

Ao considerar a cadeia produtiva do turismo e sua composição de bens e serviços tangíveis e intangíveis, é necessário atentar que o mundo globalizado é repleto de mudanças, e devido às características da sociedade e da economia, é fundamental observar  as interfaces do mercado, levando em conta as distintas variáveis do ambiente, pois o desenvolvimento genuíno ocorre a partir do microambiente para o macroambiente, e o sucesso da atividade turística depende de diferentes fatores, e a isso inclui o respeito às localidades receptoras, a satisfação do turista, viabilidade econômica, os aspectos sociais e a conservação ambiental.

Portanto, o turismo do novo século exige que a economia seja ampliada com a implantação de novos mecanismos para a tomada de decisões, com base em uma governabilidade eficaz, alicerçados em soluções construtivas e sustentáveis e participação de todos os atores envolvidos.

 

Referência:

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 14ª ed. São Paulo: Senac, 2019.

COOPER, C.; HALL, C. M.; TRIGO, L. G. G. Turismo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

FERNANDES, I. P.; COELHO, M. F. Economia do turismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

 

Como citar esta página:

SILVA-MELO, M. R. Cadeia Produtiva do Turismo. Ecodidática, Campo Grande, 4 de novembro de 2021. Disponível em:  https://ecodidatica.com.br/cadeia-produtiva-do-turismo/‎. ‎Acesso em: dd. mm. aaaa.

 

Imagem destacada: Pixabay

 

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