Pular para o conteúdo

Ecodidática

BIOPARQUE PANTANAL: espaço de conhecimento, pesquisa e experiência turística

  • por

Por Elizandra da Costa, Liliam Correa, Alice Teodoro e Marta Melo

O Bioparque Pantanal é um complexo que abriga um grandioso aquário de água doce do mundo. Foi idealizado com o intuito de unificar no mesmo espaço o conhecimento, a pesquisa, a educação e, sobretudo, um importante atrativo turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Visitas em atrativos turísticos com espécies de animais aquáticos podem favorecer a percepção quanto à importância da conservação dos ecossistemas fluviais e agregar sustentabilidade ao turismo regional. Por meio da aula-passeio, um instrumento importante na construção do conhecimento, é possível abordar a teoria e a prática como fatores primordiais à aprendizagem (SILVA et al., 2019). Desse modo, o objetivo do estudo foi identificar a influência da aula-passeio como ferramenta que contribui na construção do processo educativo em espaços como o Bioparque Pantanal no Mato Grosso do Sul.

Assim, ao realizar atividades extraclasse com a utilização de diferentes ferramentas educacionais, é possível ajudar na apropriação do conhecimento dos discentes e despertar a cooperação dos indivíduos e o prazer por novas experiências ao acessar outros espaços de aprendizagens.

Referência:

BARBOSA, Y. M. O turismo e os não lugares. Clube de Autores, 2015.
DENCKER, A. F. M. Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. Futura, 2007.
JUNIOR, J. L. N. A visita técnica como método de ensino para guias de turismo: o Morro da Urca como local de visita e aprendizagem histórica. Revista História Hoje, v. 8, n. 16, p. 260-278, 2019.
SCARPATO, M. A livre expressão na Pedagogia Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 620-628, 2017.
SILVA, E. G. A.; SILVA FILHO, F. P.; ROCHA, J. K. V.; SANTOS, M. R. A visita técnica como recurso metodológico ao estudo do turismo e geografia em Unidades de Conservação. Revista Entre-Lugar, v. 10, n. 19, p. 245-273, 2019.

 

Estudo disponível em EAC Kroton

Como citar esta página:

COSTA, E. M. F.; CORREA, L. O.; TEODORO, A. L.; SILVA-MELO, M. R. BIOPARQUE PANTANAL: espaço de conhecimento, pesquisa e experiência turística. Ecodidática, Campo Grande, 10 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/bioparque-pantanal-espaco-de-conhecimento-pesquisa-e-experiencia-turistica.  ‎Acesso em: dd. mm. aaaa.

Loading

error: Conteúdo protegido com direitos autorais