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Ecodidática

Aspectos motivacionais e a prática do turismo

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Por Marta Melo

 

Nós viajamos em uma estrada sem fim, motivados por uma excitação que experimentamos a cada nova descoberta (William A. Ward – 1921-1994).

A palavra motivação vem do Latim motivus.  A motivação é intrínseca no ser humano. Ela é responsável por direcionar as pessoas a se manterem interessadas na realização de objetivos.

A motivação foi estudada pelo psicólogo Abraham Maslow (1908-1970), que a descreveu por meio de uma pirâmide das necessidades. Em sua teoria intitulada Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow, aponta que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, e a isso inclui a autorrealização, autoestima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas.

A Pirâmide de Maslow divide-se em cinco níveis:

AUTORREALIZAÇÃO

[compreende aspectos de crescimento, autodesenvolvimento, criatividade e talento]

ESTIMA

[envolve respeito próprio, realização, autonomia, reconhecimento e prestígio]

SOCIAL

[compreende família, aceitação, amizade e senso de comunidade]

SEGURANÇA

[envolve cuidado e estabilidade à família, proteção contra danos físicos e emocionais]

FISIOLÓGICA

[compreende fome, sede, sono e outras necessidades corporais]

 

Para Maslow, as necessidades de nível máximo de modo algum serão totalmente satisfeitas, visto que elas são um tipo de reduto de força motivacional. Ao passo que elas são alcançadas, surgem novas necessidades e aumenta o desejo em realizá-las.

No caso do turismo, podemos situar a motivação para viajar como secundária, visto que surge como uma consequência de outra coisa (Barreto, 2014), ou melhor depende de fatores que vão ao encontro de algo novo, como: tempo para descansar, esquivar-se da rotina, fugir de problemas do cotidiano, desejo em conhecer outras culturas, aprimorar o aprendizado, questões interpessoais, obter prestígio e outros.

Imagem: Pixabay – Estação de Trem

A motivação no campo do turismo, segundo Hirata e Braga (2017), envolve não somente o que se faz, mas como os fatores que permeiam a viagem interage com o ser humano, com sua visão de mundo, seus valores e experiências anteriores. Assim, quando se busca compreender questões que estão diretamente associadas aos desejos e vontades dos indivíduos, busca-se explicar melhor os pressupostos fundamentais para a gestão do turismo e aspectos que envolvem motivações para as escolhas do consumidor em relação aos bens e serviços turísticos (Hirata; Braga, 2017).

Apesar que as necessidades mudam constantemente junto com as sociedades, a Pirâmide de Maslow pode funcionar para uma reflexão de como os consumidores tomam decisões e de como os empresários do turismo devem se posicionar diante das necessidades atuais dos indivíduos. Isso engloba acessibilidade, inclusão, sustentabilidade, conservação e cooperação.

Ao levar em consideração os fatores motivacionais para a prática do turismo, sinalizam-se algumas razões que podem ser analisadas com maior ênfase. Neste sentido, a motivação pode ser:

  • Para conhecer novos lugares;
  • Para obter conhecimento e enriquecimento pessoal;
  • Para conhecer outras pessoas;
  • Para conhecer os usos e costumes de outras nações;
  • Para ter contato com o patrimônio natural;
  • Para conhecer o patrimônio histórico e cultural;
  • Para viver novas experiências;
  • Para adquirir novos aprendizados;
  • Para sociabilizar e se divertir;
  • Para tirar férias e descansar;
  • Para fugir da rotina;
  • Para amenizar o estresse;
  • Para reencontrar ânimo espiritual;
  • Para fortalecer a identidade;
  • Para rever familiares e/ou amigos; e
  • Para materializar sonhos.

 

Imagem: Pixabay – Viajantes

Independente da motivação que conduzem as pessoas a conhecerem outros lugares, é crucial que haja planejamento responsável do turismo, e desse modo, levar em conta as necessidades das partes interessadas que inclui a comunidade anfitriã, o turista, os articuladores do turismo, os distintos interesses e as questões sociais do local, pois o turismo responsável prioriza atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

 

Referência:

BARRETTO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Papirus Editora, 2014.

HIRATA, F. A.; BRAGA, D. C. Demanda turística e o estudo sobre motivação. EdUFRR, 2017.

MASLOW, A. H. A Theory of Human Motivation. 1943. Disponível em: http://psychclassics.yorku.ca/Maslow/motivation.htm

 

Como citar esta página:

SILVA-MELO, M. R. Aspectos motivacionais e a prática do turismo. Ecodidática, Campo Grande, 20 de dezembro de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/aspectos-motivac…atica-do-turismo/‎. ‎Acesso em: dd. mm. aaaa.

 

Imagem destacada: pixabay

 

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