Por Marta Melo
Turismo de Base Comunitária (TBC) não é um segmento do turismo, e sim um modo de fazer e desenvolver atividades no turismo. A sua realização pauta-se em complementar outras atividades econômicas já praticadas em uma comunidade.
O modo de vida da população local é o diferencial de aquisição pelo turismo, e por isso deve ser um complemento adequado à economia da comunidade e das famílias, associado a agricultura e agroindústria familiar, pesca, artesanato. Bem como, a outros serviços básicos acessíveis à comunidade.
Para várias instituições envolvidas com o turismo, dentre as quais estão a Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, a descentralização do turismo mundial pode contribuir para a redução das desigualdades e para um desenvolvimento mais equilibrado.
Nesse contexto, o Turismo de Base Comunitária se apresenta como uma proposta crescente em todo o território brasileiro. Reconhecido por especialistas (Bartholo; Sansolo e Bursztyn; Coriolano; Irving; Maldonado e Mendonça) como uma alternativa de desenvolvimento turístico protagonizado por comunidades locais, e orientado pelos princípios da economia solidária, associativismo/cooperativismo e valorização da cultura local.
O turismo desenvolvido em base comunitária não deve ser percebido apenas como uma atividade produtiva, mas, principalmente por ressaltar o papel fundamental da ética e da cooperação. Portanto, ao realizar o turismo de base comunitária, é possível afirmar que a sua essência está vinculada ao desenvolvimento territorial no qual a prática turística se caracteriza como agente de transformação, valorização da cultura, economia solidária, inclusão social e da conservação da natureza.
Referências:
BARTHOLO, R.; SANSOLO, D. G.; BURSZTYN, I. (org.). Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009.
BRASIL. Ministério do Turismo. Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária: desafio para a formulação de política pública. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
Como citar esta página:
SILVA-MELO, M. R. Turismo de Base Comunitária e suas singularidades. Ecodidática, Campo Grande, 18 de março de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/turismo-de-base-comunitaria-e-suas-singularidades. Acesso em: dd. mm. aaaa.
Imagem destacada: acervo Ecodidática