Acervo: Fotografia In Loco.
É comum o birdwatcher levar consigo alguns equipamentos que facilitam a observação in loco. Binóculos, por exemplo, proporcionam maior proximidade com as aves e evita o estresse desses animais; e as câmeras fotográficas, quando disponíveis, se tornam essenciais para registrar as aves e os momentos de contemplação. Vale ressaltar que a observação de aves contribui para a identificação e catalogação de espécies de determinadas regiões. Além disso, o contato com a natureza alivia o estresse diário daqueles dias agitados.
Assim como a beleza das aves, as paisagens despertam atenção para a conservação de espaços naturais que abrigam biodiversidade. São locais que dependem de cuidados especiais, como proteção à vida silvestre e ao próprio ambiente com todos os seus elementos naturais, tão indispensáveis para a manutenção da vida no planeta.
A observação de aves ou birdwatching é uma prática saudável e de interação com a natureza. Trata de uma atividade ao ar livre. Os birdwatcher (observadores de aves) são pessoas que buscam e compreendem o significado da contemplação e conservação das aves livres em seus ambientes naturais.
Registros: Forte Orange, Itamaracá, Pernambuco; Maria Fumaça, Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Monumento O Beijo, Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar (CEA Imbirussu), Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Estação Mariana, Mariana, Minas Gerais; e Monumento Tiradentes, Ouro Preto, Minas Gerais. Acervo: Fotografia In Loco.
Visite o site e confira toda a poética da imagem: www.fotografiainloco.com.br
Acervo: Fotografia In Loco.
Visite o site e confira toda poética da imagem: www.fotografiainloco.com.br
Como citar esta página:
MELO, G. A. P.; SILVA-MELO, M. R. Fotografia in Loco. Ecodidática, Campo Grande, 3 de março de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/fotografia-in-loco. Acesso em: dd. mm. aaaa.
Imagem destacada: Caburé (Glaucidium brasilianum) (acervo de Gleidson Melo).