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Ecodidática

Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Female entrepreneurship: challenges and opportunities in the tourism scenario of Campo Grande, Mato Grosso do Sul

O artigo “Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul” foi publicado na Revista de Turismo Contemporâneo – RTC.

Autores: Marta Regina da Silva-Melo e Djanires Lageano Neto de Jesus

 

Imagem: Mapa de situação de Campo Grande, MS (SILVA-MELO; JESUS, 2018).

Atividades turísticas abrangem diversas áreas transversais da cadeia produtiva, ao passo que o empreendedorismo feminino pode ser considerado uma tendência que se caracteriza pelo crescimento acelerado em todo o mundo. O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação da mulher empreendedora no setor de turismo e a contribuição para o desenvolvimento em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O método utilizado foi baseado na análise de conteúdo de Bardin, a partir de duas amostras compostas pelo público feminino atuante no contexto empreendedor da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande (BPW-CG); e com mulheres empreendedoras que atuam no setor de turismo local. Os resultados da pesquisa indicaram que a representatividade das mulheres empreendedoras no setor de turismo busca atenuar os problemas resultantes da inconsistência do desenvolvimento das atividades turísticas. Além disso, constatou-se que 48,57% das mulheres empreendedoras apresentaram nível superior completo, em acordo com os dadosapresentados pelo IBGE e o SEBRAE, no qual é relatado o crescimento do nível educacional das mulheres empreendedoras. Portanto, empreender no setor de turismo vai além de uma visão mercadológica e está associado à capacidade de envolver pessoas e, sobretudo, devido ao dinamismo feminino que enriquece e diversifica o campo do empreendedorismo. Palavras-chave: Mulheres Empreendedoras. Gestão de Negócios. Turismo. Desenvolvimento.
Abstract: Tourist activities include various cross-sectional areas of by the supply chain, while female entrepreneurship can be considered a trend characterized by accelerated growth worldwide. This study aims to analyze the performance of entrepreneurial women in the tourism sector and the contribution to the development in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. The method used was based on the analysis of Bardin’s content, from two samples composed of women who work in the entrepreneur context of Business and Professional Women from Campo Grande (BPW-CG); and with women entrepreneurs who work in the local tourism sector. The survey results indicated that the representation of women entrepreneurs in the tourism sector seeks to minimize the problems resulting from the inconsistency of the development of tourist activities. In addition, it was noted that 48.57% of women entrepreneurs presented full top level, according to the data presented by IBGE and SEBRAE, who reported the growth of the educational level of women entrepreneurs. So, undertake at the tourism sector goes beyond a market vision and is associated with the ability to involve people and, above all, due to the feminine dynamism that enriches and diversifies the field of entrepreneurship. Keywords: Entrepreneurial Women. Business Management. Tourism. Development.
Referência:
SILVA-MELO, M. R.; JESUS, D. L. N. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 6, p. 111-128, 2018.
Imagem destacada: pixabay

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