Por Marta Melo
O Turismólogo em sua formação é instruído para ser um profissional generalista, capaz de interagir com várias áreas. Instruído para planejar, organizar, divulgar e pôr em prática atividades relacionadas ao setor de turismo.
O mercado de trabalho inegavelmente evolui em aspectos pluralistas, esta particularidade exige cada vez mais profissionais com uma visão global. Em vista disso, a capacitação contínua se torna atributo necessário em qualquer área de atuação, e no setor de turismo não é diferente. Essa condição corresponde ao discurso de Lord Curzon (1859-1925), quando ele mencionou que o Turismo é uma Universidade em que o acadêmico nunca se gradua, e que é uma viagem com destino sempre à frente, mas jamais atingido.
O processo de globalização ocasiona diversas mudanças culturais, econômicas e tecnológicas na sociedade, nesse sentido para acompanhar essas transições é necessário compreender o universo digital e lidar com o grande volume de informações que ele disponibiliza, tanto na rotina das empresas, quanto no dia a dia das pessoas.
Face a esse processo dinâmico, o setor de turismo impulsiona uma profusão de oportunidades, e constantemente surgem novas opções que visam melhorar a experiência do turismo e isso se consolida também no ciberespaço.
Os profissionais do setor de turismo que serão mais requisitados nos próximos anos, segundo Raul Garcia Lopez, diretor da organização Aprende de Turismo, são aqueles que aprenderam a desenvolver perfis digitais para atender os consumidores que, de igual forma, avançaram com esse perfil.
Ao desenvolverem habilidades para trabalhar com ferramentas digitais e inovações tecnológicas, essas pessoas terão oportunidades de atuarem nos seguintes campos:
- Aplicabilidade e análise de inteligência turística;
- Criação de conteúdo digital;
- Design thinking (criação de produtos adaptados às especificidades dos turistas);
- Expertise em relação às motivações e necessidades do consumidor;
- Gerenciamento de mídias socais;
- Gestão da sustentabilidade com práticas ecoeficientes;
- Gestão de relacionamento com o cliente;
- Gestão e liderança multidisciplinar;
- Inovação e criatividade;
- Marketing digital; e
- Tecnologias da informação: inteligência artificial, realidade virtual aumentada e outros.
Quando mencionamos “o profissional do futuro”, quer dizer que o indivíduo deve desenvolver certas habilidades que o tornarão apto a trabalhar com a dinâmica do mercado atual. Entretanto, os profissionais do futuro que serão mais requisitados em qualquer área de atuação são aqueles que aprendem a desenvolver habilidades socioemocionais, visto que são habilidades que ultrapassam o campo cognitivo e envolvem aspectos emocionais e psicológicos.
Neste sentido, Gondim, Morais e Brantes (2014) sinalizam que as competências socioemocionais estariam na base do desenvolvimento das competências profissionais. Elas ainda mencionam que as competências socioemocionais ajudam a adquirir mais autoconfiança e a criar ambientes de trabalho e de interação com colegas mais favoráveis à aprendizagem continuada e ao desenvolvimento das competências profissionais que assegurarão desempenho aprimorado, ao mesmo tempo em que promovem o bem-estar no trabalho.
Um profissional de excelência busca refinar alguns aspectos em sua relação com os outros indivíduos, dentre estes aspectos:
- Resiliência;
- Tolerância;
- Diálogo;
- Cooperação;
- Altruísmo;
- Reconhecer que o outro também é capaz de liderar;
- Escuta ativa em relação as outras pessoas; e
- Orientar-se pelos princípios éticos e legais que regem a área de atuação.
A forma de pensar, sentir e agir de cada indivíduo reflete significativamente nas transformações positivas para uma sociedade mais complacente. Por esse motivo, antes de ser um notável profissional, seja uma excelente pessoa.
Referência:
GONDIM, S. M. G.; MORAIS, F. A.; BRANTES, C. A. A. Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 14, n. 4, p. 394-406, 2014.
Como citar esta página:
SILVA-MELO, M. R. Ecodidática, Campo Grande, 27 de setembro de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/turismologo-cara…sional-do-futuro/. Acesso em: dd. mm. aaaa.
Imagem destacada: pixabay