Pular para o conteúdo

Ecodidática

Bacharel em Turismo, o que esperar?

Por Marta Melo

O bacharel em turismo é instruído para uma formação profissional generalista, capacitado para planejar, organizar, divulgar e pôr em prática atividades relacionadas ao setor de turismo.

 

 

Ao considerar que o profissional generalista é um indivíduo capaz de ser especialista em interagir com várias áreas, o qual apresenta uma visão sistêmica da sua organização e da sua profissão, percebe-se que o bacharel em turismo pode apresentar um perfil profissional compatível às organizações contemporâneas.

 

O mercado de trabalho vigente é cada vez mais pluralista, e essa particularidade exige cada vez mais profissionais com uma visão global, conhecimento de idiomas, discernimento em ferramentas tecnológicas, qualidade no atendimento, aptos na tomada de decisões, criatividade, empatia e aptos a trabalhar em equipe.

 

Para tanto, é indispensável que a atuação desse profissional seja norteada pelos princípios éticos e legais que regem a área do Turismo e a profissão, dando importância aos aspectos que permeiam o desenvolvimento sustentável do turismo, dentre os quais, inclusão social, respeito a diversidade, conservação dos patrimônios culturais e naturais, incentivo ao turismo comunitário, articulando políticas de turismo pertinentes ao desenvolvimento da atividade.

 

 

Vale ressaltar que a capacitação continua é atributo necessário em qualquer área de atuação, e no setor de turismo não é diferente. Uma vez que a condição crítica do indivíduo na execução das atividades e a aptidão de se reinventar continuamente são fundamentais para o funcionamento da organização. Em razão disso, o bacharel em turismo deve aprimorar em sua atuação o conceito do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), haja vista que é considerado o tripé das competências, sendo manifestado na forma de pensar, sentir e agir do indivíduo.

 

Essa relevância contínua à sua formação profissional pode contribuir, não apenas com o progresso da organização, mas principalmente no enriquecimento dos seu entendimento e capacidades, que oportunamente melhoram as suas atitudes e favorece a evolução dos conhecimentos adquiridos e de experiências vividas.

 

Como citar esta página:

SILVA-MELO, M. R. Bacharel em Turismo, o que esperar? Ecodidática, Campo Grande, 3 de março de 2021. Disponível em: https://ecodidatica.com.br/bacharel-em-turismo-o-que-esperar. Acesso em: dd. mm. aaaa.

 

Imagens: pixabay

Loading

error: Conteúdo protegido com direitos autorais